Currículo Helma Haller

FORMAÇÃO MUSICAL:

- Curso Fundamental de Piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com a profa. Ingrid Seraphim, conclusão em 1968.
- Música Sacra, com especialização em canto e regência coral, no Instituto e Seminário Bíblico Irmãos Menonitas, com o prof. John Bolt, conclusão em 1980.
- Curso Superior de Música - Regência e Composição - na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com os professores Paulo Sergio Torres (regência de orquestra), Maurício Dottori, Harry Crowl, João José de Felix Pereira (composição), e o compositor alemão Bertold Tuercke (composição, instrumentação e arranjos, regência de coro, orquestra e banda sinfônica), conclusão "com louvor" em 1996.

CURSOS DE EXTENSÃO:

- Participação nas “Oficinas de Música de Curitiba” de 1983 a 1995, com atividades em regência coral e orquestral, canto, composição, prática de música barroca e cravo.
- Cursos de aperfeiçoamento em regência coral com os professores Werner Rizzi e Fritz Schieri, e regência orquestral com Gregor Schmidt Bohn na Alemanha, em 1990 (Para os cursos: bolsa do “Deutscher Musikrat”, os custos de viagem pela Fundação Cultural de Curitiba).
- "Course d'Interpretation Chorale Romainmôtier" com o prof. Hermann Max, na Suiça, em 1993 (Bolsa).
- Aulas de canto com a professora Neyde Thomas de 1991a 1996.
- Orientação vocal com Atsushi Nishijima.
- Em agosto/setembro 2002 curso de especialização em Regência, Produção de Concertos e Administração de Projetos Culturais, oferecida nos 42º. Interlakner Musikfestwochen, na Suíça.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS:

Musicista pianista, educadora, cantora, regente, pesquisadora e compositora, com atividade intensa em várias áreas. Diferencia-se pela meticulosidade do seu trabalho, refinamento do acabamento em suas interpretações e a seriedade da pesquisa em torno da música de concerto brasileira, que vem divulgando principalmente com grupos vocais.

Atua como coach na finalização do preparo de musicistas em solos e conjuntos de Música de Câmara, para gravações e apresentações; como palestrante em seminários sobre música brasileira, música sacra e vocal e como regente convidada para trabalhos específicos a nível nacional e internacional.


Em 2015 –Dois Diplomas de Prata para o Collegium Cantorum sob sua regência na Competição de coros European Choir Games em Magdeburg, Alemanha (concorreu em 2 categorias: Música Sacra e vocal Ensemble)

Em 2015 – Coordenação geral do 1º Festival Internacional de Coros Femininos Curitiba, (29 a 31 de maio). Convidada especial Maestrina Maria Guinand.

Em 2015 - Direção artística e regência no Concerto de Lançamento do CD Villa-Lobos Sacro, no âmbito da 33º Oficina de Música de Curitiba. Pesquisa do repertório, preparo, regência e direção artística do citado registro. Efetuado pelo Collegium Cantorum e músicos convidados. No dia 11 de janeiro na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, Curitiba.

Em 2014 - Apresentação no Avery Fischer Hall, Lincoln Center Nova Iorque. Concerto Tributo à Mulher na Capela Santa Maria em Curitiba, PR.

Em 2013 - Gravação da Missa São Sebastião de Heitor Villa-Lobos e diretora musical e coach na gravação do CD Rodrigo Herrmann – Vida e Obra.

Em 2013 – Regente convidada p para Concerto com o Coro Sinfônico de Goiânia, em 22 de agosto.

Em 2012 – Jurada no "1 Xinghai Prize Internacional Choir Championships" em Novembro de 2012, em Guandzhou (Cantão) CHINA.

Em 2012 – Representa o Brasil no “World Choir Council”. Com o Coro Feminino “Collegium Cantorum” em julho participa, como único coro brasileiro, dos “7th World Choir Games” em Cincinnati, Ohio, EUA. Em “evaluation performance” sob sua direção, e como participante do “stage choir” o grupo recebe excelente avaliação por parte da direção artística do evento. Como membro do “World Choir Council” participou ativamente no simpósio, seminários e workshops sobre música coral realizados no âmbito do “World Choir Games”.

Em 2012 - Ministra palestra sobre Música Brasileira no  “Crescendo Summer Institute” em Sárospatak, Hungria, academia artística internacional com representantes de 30 países.

Em 2011 – Associa-se à ACDA (American Choral Directors Association), ao participar da Conferência ACDA 2011 em Chicago, Il,USA. www.acda.org

Em 2010 – Direção artística na gravação e lançamento do CD “Natal Brasileiro” pelo Collegium Cantorum–Coro Feminino e Instrumentistas. Direção musical e regência do Programa cênico “Celebração – Poemas e Canções Alemãs” com o Coro da Camerata Antíqua de Curitiba.

Em junho de 2009 – Participação do Festival Internacional “La Fabbrica Del Canto” na Itália, em 10 concertos, com os programas: “Cores do Brasil”, “Música Sacra Brasileira do Século XX”, “Lampejos da Música Sacra no Brasil” e “Fantasia” como maestrina do Coro Camerata Antíqua de Curitiba.

Em janeiro de 2009 – docência em Regência e Canto Coral para regentes de coro no âmbito da XXVIIª Oficina de Música de Curitiba.

Em julho de 2008 - Regência dos Programas “Cores do Brasil” e “Lampejos da Música Sacra no Brasil” no 8th. Wold Symposium on Choral Music, em Copenhagen, Dinamarca, com o Coro da Camerata Antíqua de Curitiba.

Em janeiro de 2008 – Lançamento do CD “Ecos da Fé na Alma Brasileira” como Diretora Artística do Collegium Cantorum – Coro Feminino.

Em 2007 – docência na Pós Graduação Latu Sensu, Curso de Especialização em Música com ênfase em Regência Coral da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, bem como ministrante da Oficina de Canto Coral na 4ª Semana de Música de Ouro Branco, MG. Inclusão do seu nome no almanaque “Who is Who in Choral Music”, edited by Gent Larzi and Stefan Simon, Germany.

2006 até 2012 - regente do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba, integra o Conselho Artístico da mesma, sendo que desde 1980 tem atuado como cantora do coro e soprano solista e preparadora do coro. É responsável pelas traduções e a pronúncia das obras em língua alemã. De 1989 a 1993 foi regente assistente do Coro da Camerata. Entre 1998 e 1999 já atuou como maestrina do mesmo. Também regeu concertos da Camerata Antíqua como grupo todo (coro e orquestra), principalmente no projeto “Curitiba abraça o Paraná” da Fundação Cultural de Curitiba. Em maio de 2007 regeu este Coro em sua tournée de concertos em Portugal, e para julho de 2008 a sua proposta de concertos cênicos sobre o tema “Cores do Brasil”, resultou na seleção do Coro Camerata Antíqua de Curitiba como único representante do Brasil no 8th. Wold Symposium on Choral Music, em Copenhagen, Dinamarca. Em 2009 é convidada para Festival Internacional “La Fabbrica Del Canto” em 10 concertos na Itália; (5) em 2010 e 2011, sua batuta rege esse grupo num programa em parceria com o Goethe Institut de Curitiba “Celebração–Poemas e Canções Alemãs”; (6) em novembro de 2011, e como concerto na 30ª. Oficina de Música de Curitiba, em janeiro de 2012,  Helma rege o Requiem Alemão, de Johannes Brahms, versão para 2 pianos.

Em 2005 selecionada para representar o Brasil, na qualidade de regente e diretora artística do Coro Feminino Collegium Cantorum nos “4. Internationale Festtage Geistlicher Chormusik“ na Alemanha, além de apresentar dois concertos na Suíça juntamente com o „Akademiechor und Orchester Stuttgart“.
Estes concertos foram registrados em áudio e vídeo respectivamente pela Domsingschule Rottenburg, Alemanha e pelo Schleife Verlag na Suíça. Em Rottenburg se apresentou ainda em concerto beneficiente a favor da “Stiftung für Entwicklungszusammenarbeit" que contou com a presença de políticos influentes no cenário europeu.

Em 2005 - oficina de madrigal no contexto do Congresso Louvação da Primeira Igreja Batista de Curitiba.

Em 2004 – Maestrina convidada para a regência de dois concertos da Temporada Oficial da Camerata Antíqua de Curitiba. Programa: Polifonia Vocal no Mundo Germânico – do barroco ao romantismo.
Em 2004 constituição da ARPA (Associação de Regentes do Paraná), da qual é presidente.

Em 2003 - oficina de madrigal no contexto do IV Festival de Música de Câmera de Curitiba.

Membro da ABRC (Associação Brasileira de Regentes de Coros) desde 2000, tendo ocupado o cargo de conselheira nos anos de 2004 a 2006.

Em 2002 - Produtora dos quarenta e seis Concertos Oficiais e de Alunos, da XX Oficina de Música da Fundação Cultural de Curitiba.

Em 2001 - Colaboradora como professora na área de orquestra de alunos na XIX Oficina de Música de Curitiba.

Do ano 2000 até atualmente tem priorizado seu envolvimento na consituição, desenvolvimento e consolidação do Collegium Cantorum – Coro Feminino, com o qual vem realizando pesquisa e divulgação da música de concerto paranaense e brasileira. Com esse grupo tem se apresentado com muito sucesso em Festivais Internacionais de Coros do País. Nas atividades desse Grupo de iniciativa particular, além da regência e direção artística, atua também como produtora. O grupo tem realizado pesquisas no campo de folclore e manifestações tradicionais nacionais, como os projetos “Pastorinhas” e “Cantos de Trabalho”. Membro de CRESCENDO (Associação Internacional de Músicos Profissionais Clássicos Cristãos) desde 1999, sendo a coordenadora do movimento para o Brasil. http://www.crescendo.org/ (contact)

Em 1999 - Preparo e regência da estréia mundial da obra “Turris Ebúrnea” (Cantata sobre poemas simbolistas paranaenses para solistas, coro e orquestra de câmara) do compositor e musicólogo Harry Crowl, com a Camerata Antíqua de Curitiba, no mês de outubro.

Em abril de 1999 regeu o Concerto de lançamento dos festejos “Brasil – 500 anos”, da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, com um grupo de músicos independentes, apresentando a obra: “Choros nº 3” de Heitor Villa-Lobos.

Em agosto de 1999 regeu o Concerto de lançamento do programa dos 500 anos do Brasil, executado pelo Coro da Camerata, em Brasília, DF, a convite dos Ministros Francisco Weffort e Rafael Greca de Macedo, tendo no programa obras de Villa-Lobos e Chico Buarque de Hollanda.

Entre 1998 e 1999 - Regência de concertos da Camerata Antíqua de Curitiba, (coro e orquestra), no Projeto “Curitiba abraça o Paraná”, da Fundação Cultural de Curitiba. Principais obras dessa fase: D. Buxtehude – Cantata “Alles was ihr tut”, “Magnificat”; G. PH. Telemann – Cantata “Alleluia, Singet dem Herrn”, “Psalm 117”; A. Corelli “Concerto Grosso em Sol Menor”; W.F. Bach – Cantata “Ehre sey Gott in der Höhe”; Anônimo do Chile (do Arquivo musical de la Catedral de Santiago) “Pastores de Judea”, entre outros.

De 1998 a 1999 maestrina do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba. Principal repertório trabalhado: Programa “Heitor Villa-Lobos” com obras para Coro à capella; Programa Johannes Brahms “Canções Ciganas e outras Canções Profanas”; Programa “Música Colonial Brasileira”, entre outros.

Membro fundadora do Conjunto de Câmara Musette, no qual atua como Diretora Artística e Cantora, tendo com este grupo realizado tournée artística pela Alemanha e Suíça em 1998, divulgando a música de câmara com ênfase na música brasileira. Apresentou-se nas cidades: Wilchingen, 28/07 (Suíça); Gunzenhausen - 26/07; Erlangen – 23/07; Dresden – 22/07; Leipzig – 21/07; Berlim 19/07 e 18/07; Magdeburg – 15/07; Peine – 14/07; Wolfsburg – 12/07; Ohof – 12/07; e Marburg – 10/07. Nas atividades desse Grupo de iniciativa particular e sem vínculo com qualquer entidade pública ou privada, além da direção artística, atua também como produtora de eventos.

Em maio de 1996 participou como cantora de concerto na Embaixada do Brasil e no Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento, ambos em Washington D.C., EUA.

Soprano solista do conjunto ConTempoSonoro, grupo fundado em 1995 com o objetivo de pesquisar e interpretar a música contemporânea.

Soprano solista em estréias de diversas obras de compositores contemporâneos, destaque para a estréia mundial da obra "...se encontram..." de Berthod Tuercke, por ocasião da abertura da exposição de originais de Gerhard Altenbourg, pelo Goethe Institut de Curitiba, em 1995.

Constituição e direção de coros infantis.

Regência de vários coros mistos nas Igrejas de Cristianismo Decidido de Curitiba.

Idealizadora, coordenadora e produtora dos Festivais de Música anuais da Associação das Igrejas de Cristianismo Decidido, atuando como regente do "grande coro" e ministrando aulas de teoria musical, regência e técnica vocal.

É compositora e arranjadora, tendo como foco principal a música vocal.


LÍNGUAS:

Alemão: entende, lê, fala e escreve fluentemente – Certificado “Zentrale Mittelstufenprüfung” do Goethe Institut.
Inglês: entende e lê bem, fala e escreve nível médio.


OBRAS – COMPOSIÇÕES:

Música Vocal:
Pater Noster – para três vozes iguais (1993 rev. 1996)
Três cânones para a páscoa (1994)
Cânone para o dia das mães (1994)
Três Cânones de gratidão (1993)
Quatro Cânones para Natal (1993)
Tempo de Renovação – música de natal para coro misto (1995)
Rio de Janeiro – canção para soprano e piano (1995)
Jubilate Domino – Cantata para soprano, Mezzo e Barítono Solo, Coro misto e
orquestra, baselado na melodia gregoriana (1996)
Salmo 23 – para Soprano, Flauta, Violino, Violoncelo e Piano (1998)
Pai Nosso – para coro misto (2000) (inédito)
O Canto dos Anjos – música natalina para 3 vozes iguais (2000)
Tiago – canção infantil para o meu netinho (2001)
Melinda – canção infantil para a minha netinha (2001)
Júlia – canção infantil para a minha netinha (2005)

Música Instrumental:
Suíte nº.1 em quatro movimentos para Flauta e Instr. de Percussão (1993)
Suíte nº.2 em cinco movimentos para Banda Sinfônica (1994) inédito
Concerto para 2 Trompetes e Orquestra (1995) inédito

Arranjos e/ou Instrumentações:
Brasileiras:
Valsa do Natal de Bento Mossurunga – arranjo para vozes iguais, 2 Violinos e
Piano (2000)
A Casinha da Colina – canção folclórica, arranjo de João Portaro,
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio de Villa-Lobos
Instrumentação para Violino, Cello e Piano
Melodia Sentimental de Villa-Lobos
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
A Casa Pequenina de Renée Dvrainne
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
O Pinhal de Armando Percival
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
De “Modinhas do Passado”: É tarde, ela dorme
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Oração da Noite de Brasílio Itiberê
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Lamento dos Pinheirais de Alceu Bocchino
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Creio em Deus de Nabor Nunes
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano

Clássicos:
Bernardo Pasquini – Ária de “Erminia in Riva Del Giordano”
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Carl Böhm – Ária: “Still wie die Nacht”
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
W.A. Mozart – Moteto: “Exaltate Jubilate” tradução do texto,
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Maurice Green – Ária “O sol não mais será tua luz
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
J. H. Schein – Ária “Erschienen ist der herrliche Tag”
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e PianoSacros:
Logo de manhã de Aristeu Pires Júnior
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Rude Cruz de George Bernard
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Da Sepultura saiu de Robert Lowry
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Se Paz divinal de Phillip Bliss, arranjo HaroldDeCou
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Tudo Entregarei de Wienfields Weeden, arranjo Mark Hayes
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Joy to the World de Händel, arranjo Joanne Martin e
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Cristo, nome glorioso Arranjo e Instr. para Soprano, Violino, Cello e Piano
No Natal a gente... de Volô
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
O Canto de Maria de Buryl Red
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Ó vem, Emanuel – melodia do séc. VIII
Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Deixou Jesus seu Reino de Luz –(melodia tradicional alemã) texto portugues
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Repousa tranqüilo (melodia folclórica nordestina) arranjo A. Ream e
Arranjo e Instrumentação para Soprano, Violino, Cello e Piano
Um só Rebanho
Arranjo e Instrumentação para Violino, Cello e Piano.

Instrumental:
Ave Maria de Bach/Gounod Instrumentação para Violino, Cello e Piano
Marcha em ReM de Handel Instr. p/ Flauta, 2 Violinos, Cello e Piano
Marcha de Athalia de Mendelssohn – Instr. p/ Flauta, 2 Violinos, Cello e Piano
Da Criação de Haydn “Die Himmel erzählen” e “Mit Würd und Hoheit”
Instr. p/ Flauta, 2 Violinos, Cello e Piano
Valsas de Brahms – Instr. p/ara Banda sinfônica